Carol Mark

MAS AFINAL, O QUE É MARKETING DIGITAL?

Quer trabalhar com Marketing Digital? Então, você precisa entender isso…

Por CAROL MARK

Direto ao ponto, vamos?  Marketing Digital 🌟é um conjunto de técnicas e estratégias de comunicação, e conhecimento em ferramentas e redes digitais*, que visam posicionar e promover marcas e produtos, criar relacionamentos com o público alvo, e viabilizar negócios e vendas no online por meio da livre oferta.

[* Item de explicação extra adicionada por mim, Carol Mark.]

“O marketing consiste na tomada de ações que provoquem a reação desejada de um público-alvo.” – Philip Kotler
(Chicago/EUA, 27 de maio de 1931. “Pai” do Marketing)🚀

RELEVÂNCIA

Sem ação, não existe mudança. E está à frente, em vantagem competitiva, quem tem a capacidade de mudar e se adaptar mais rápido.

Para se manter relevante busque realizar melhorias contínuas nos seus produtos. Essa é a melhor estratégia para quem buscar ser autoridade e líder no seu nicho.

Os bons profissionais satisfazem a necessidade do cliente, já os excelentes criam mercados infinitos. Esses profissionais não ignoram e nem imitam a concorrência, eles tornam-se faróis-guia para todo o mercado e concorrência. Esses mesmos profissionais são também aqueles que sempre oferecem mais por menos aos clientes, por consequência, retendo e fidelizando o cliente.

Seja criativo. Aqueles que pensam fora da caixa, estudam e aplicam, e inventam novas maneiras de criar e comunicar conteúdo, transmitindo valor e gerando identificação aos seus mercados, são o que chamamos de ‘visionários de marketing’. É assim que você mantém a sua relevância. O trabalho é contínuo. Ter consistência e periodicidade é preciso, principalmente quando falamos em métricas e algoritmo nas mídias digitais.

FUNIL DE VENDAS

Entendemos que o processo de uma venda contém as seguintes etapas lógicas: prospectar clientes, entender as necessidades do público-alvo, desenvolver soluções, ofertar, negociar e converte a venda.

Quando começamos no Marketing Digital, exercemos todas as funções de um profissional do setor – e mais um pouco -, incluindo a posição do departamento de vendas. Nesse modelo de funil é importante que você saiba cada passo a ser tomado. É de vital importância que você saiba o que está fazendo. Estude!

Deixo aqui uma dica de ouro, apenas para começar: tenha um bom criativo, um excelente copy com técnica de Inbound, aprenda SEO, seja o seu Social Media, tenha o seu próprio domínio e seja a sua própria marca, domine ferramentas e plataformas de edição e criação – bem como as estratégias de tráfego orgânico e pago -, ofereça iscas digitais, tenha noção de contabilidade e aprenda sobre impostos, e tenha sempre atualizado um super script de atendimento individual, além de oferecer grupo de suporte para a sua comunidade após a conversão.

PRINCÍPIOS E MELHORES PRÁTICAS

Cada um tem a sua própria “bíblia”. Desde a época da faculdade, no Marketing Digital gosto de seguir os seguintes princípios, segundo o Professor Kotler:

 – Um profissional de vendas bem-sucedido cuida primeiro do cliente, depois dos produtos.

– É mais importante adotar a estratégia correta do que buscar o lucro imediato.

– Uma coisa é perceber oportunidades atraentes e outra é ter competência para ser bem-sucedido nessas oportunidades.

– A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos. Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.

– Há apenas uma estratégia vencedora: definir cuidadosamente o mercado-alvo e levar uma oferta superior a esse mercado.

 

Não acredite em trabalho fácil. Ninguém fica milionário da noite pro dia no Marketing Digital. Algumas pessoas têm mais facilidade que outras, pois elas estudam e aplicam o que aprendem, tanto no orgânico quanto no pago. É assim que você aprender a escalonar e a realizar vendas automáticas. Tenha metas claras. Saiba escolher o seu(s) nicho(s), a criar a(s) sua(s) conta(s) e a investir, para manter toda uma estrutura.

“O futuro não está adiante de nós. Já aconteceu.”
Philip Kotler

COMO ENCANTAR CLIENTES

Seguindo fortes princípios, e entendendo o valor, a visão e a missão do seu negócio, você vai começar a exergar o seu cliente com outros olhos.

Fazer o seu trabalho e atender às expectativas do cliente é a sua obrigação, e trará satisfação imediata, sem dúvida. Mas exceder as expectativas do cliente irá encantá-lo e torná-lo parte da sua comunidade.

Profissionais de Marketing não criam necessidades, eles influenciam e saciam desejos, e oferecem uma cura e/ou solução para uma dor e/ou problema do cliente. Ele escuta o que o seu cliente tem a dizer, ele envolve o cliente em parte de sua rotina, ele mostra um pouco dos bastidores e dos processos, ele fala de suas curas e demonstra que está pronto para te ajudar nesse quesito.

O Marketing é a arte de criar valor real para os seus clientes, ajudando-os a melhorar em algo. O Marketing deve contar sempre com qualidade, serviço e valor. Lembrando que o planejamento estratégico não deve se sobrepor ao processo criativo. Mostre o seu processo e gere identificação e proximidade com a sua audiência. Domine o seu storytelling. Fale de forma saudável sobre suas conquistas e mostre provas sociais de forma leve.

Mas como se manter em voga nesse mercado após a conversão desse lead em venda? O seu futuro nesse mercado está em tratar o seu banco de leads e dados com carinho, sempre analisando as necessidades dessas pessoas, criando uma oferta relevante e personalizada para cada cliente. O pós-venda é a parte mais importante do business, pois é nela que você fideliza o cliente. Estabeleça um canal fiel de comunicação com o seu público.

Espero ter te ajudado a entender, de forma prática rápida e fácil, o que é o Marketing Digital. Desejo sucesso a você que chegou até aqui! Seu presente? Comente no meu último post do Instagram @oficialcarolmark , que eu te dou uma dica de ouro de bônus! 

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Um beijo!

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